Como é que o Chipre afecta a cotação do ouro?

| Março 22, 2013 | 0 Comments

A situação do Chipre a cotação do ouro?

Desde sempre o ouro é utilizado pelos investidores como um refúgio em tempos de turbulência económica. De facto é isso que temos no seio da Europa. O que se está a passar no Chipre não parece ter uma solução clara. Mas o problema é ainda maior, o que se propôs como solução para salvar os bancos cipriotas é algo que não poderia ter lembrado a nenhum aluno de 1º ano de economia. Aplicar um imposto às poupança dos cipriotas é um precedente grave e que vai afectar de forma definitiva a confiança dos depositantes nos bancos do Chipre.

Em entrevista à Bloomberg, um especialista em mercados de matérias primas – Gary Kozlowski

O que tivemos como resposta ao que se está a passar no Chipre foi algo completamente fora no do vulgar: a cotação do ouro e do dólar a subirem de mãos dadas. por norma o Ouro e o dólar movimentam-se  em direcções opostas.

cotação do ouro chipreA cotação do ouro conseguiu inclusive ultrapassar a barreira psicológica dos 1600 dólares. POr sua vez a cotação da prata está a aproximar-se dos 29 dólares por onça.

Os analistas esperam ainda que a próxima paragem da cotação do ouro poderá ser os 1625 dólares por onça desde que se mantenha acima da barreira dos 1600 dólares. Neste momento a cotação do ouro já ultrapassou os 1611 dólares pelo que é provável que se mantenha esta tendência de subida.

Como refúgio os investidores têm ainda optado pelo Yen.

Entretanto, os bancos cipriotas continuam fechados até à próxima 3ª feira data em que, previsivelmente, voltaram a abrir.

Eu não sei o que pensam, mas qualquer que seja o desfecho, eu não estou a ver ninguém deixar um cêntimo nos bancos cipriotas depois da próxima semana. Só esperamos que o parlamento cipriota não se lembre de impedir o levantamento do dinheiro dos depositantes ou a aplicação de cotas máximas para levantamento dinheiro como já aconteceu na Argentina.

Mais uma vez, sem dúvida que comprar ouro pode ser uma boa alternativa e uma forma de proteger parte do seu património.

Entretanto, estamos curiosos para ver o desfecho desta história.

Não sei porquê mas acho que isto vai ter um final infeliz.

Category: Geral, Investir em Ouro, Notícias

Leave a Reply

*


1 × seven =

Facebook

Get the Facebook Likebox Slider Pro for WordPress