O que faz a cotação do ouro subir?

| Outubro 2, 2012 | 0 Comments

Após uma década de subidas consistentes, a cotação do ouro continua a surpreender os mais incrédulos. Nesta conjuntura politica, económica e financeira que o mundo atravessa nos dias que correm parece que tudo joga a favor do aumento do preço do metal amarelo nos tempos mais próximos.

Mas afinal o que faz com que a cotação do ouro suba?

São muitos os factores que actualmente estimulam esta subida do valor do ouro, pelo que iremos enumerar alguns, sendo também os mais pertinentes tendo em conta a actualidade:

  • Instabilidade e dividas soberanas na Europa – a Europa continua por resolver os seus problemas com as dividas soberanas – o que cria enorme instabilidade nos mercados, levando os investidores a procurar outras investimentos mais estáveis como é o caso típico do ouro.cotação do ouro
  • Taxas de juro em mínimos históricos – as taxas de juro de referência estão em níveis nunca vistos – sempre que as taxas de juro baixam, o valor de juro que se consegue pelos depósitos bancários baixa também o que faz com que esta deixe de ser uma opção interessante para os investidores, pelo que optam por soluções com outra rentabilidade como a que o ouro tem apresentado nos últimos tempos.
  • Bancos centrais reforçam reservas de ouro – Segundo o World Gold Council, bancos centrais de todo o mundo estão a reforçar as suas reservas de ouro como há muito não o faziam, levando a uma procura extraordinária deste metal precioso, desequilibrando desta forma a balança da oferta versus procura.
  • China e Índia aumentam o consumo de ouro – A procura de ouro pela China e pela Índia tem sido cada vez maior, o que aumenta mais uma vez a procura, levando a um aumento considerável do valor do ouro
  • Instabilidade e desacatos na África do Sul – A instabilidade politica e social nas minas da África do Sul (considerada um dos maiores produtores mundiais de ouro) – As recentes greves nas minas e os respectivos desacatos com a policia local contribuíram, também de forma positiva, para o aumento da cotação do ouro.
  • QE3 por parte do FED – Recentemente a Reserva Federal veio anunciar mais medidas de estímulo à economia norte americana. No seu discurso, Ben Bernanke, o presidente da Reserva Federal, anunciou que vai ligar as impressoras para comprar divida de forma quase ilimitada. O que na prática vai provocar uma desvalorização do dólar e um aumento inevitável da cotação do ouro

Haverá certamente muitos factores que explicam estas fortes subidas do valor do ouro no último trimestre, mas estes tem sido certamente os mais determinantes. Recorde-se que nos últimos 3 meses a cotação do ouro superou a grande maioria dos investimentos com uma subida de 12.24%, o que vem consolidar a subida que anual que já ronda os 4.55%.

Tags: ,

Category: Cotação do Ouro, Previsões

Leave a Reply

*


× eight = 32

Facebook

Get the Facebook Likebox Slider Pro for WordPress