Cotação do Ouro – Os melhores e os piores meses do ano

| Novembro 8, 2012 | 0 Comments

Hoje o Ouro está a cotar nos 3.495.34 Reais /oz, 1342.66 Euros/oz e 1718.60 Dólares/oz

A cotação do ouro em Outubro fechou com uma quebra de 2.8%, estando ainda 10.2% acima do final de 2011.

A cotação do ouro, como quase tudo, tem ciclos que se repetem quer no sentido ascendente quer no sentido descendente. Neste artigo vamos abordar os principais ciclos mensais do ano. Vamos ficar a perceber que há meses onde, ciclicamente, há fortes subidas e outros onde, ciclicamente, há descidas consistentes.

Relativamente a estes ciclos, existe um ciclo anual e ciclos mensais. No ciclo anual, a cotação do ouro, por norma aumenta de Setembro a Fevereiro devido às dinâmicas naturais do mercado.

No que respeita às variações mensais e ao analisarmos a tabela da variação sazonal da cotação do ouro por mês para os últimos 5 e 10 anos, os ganhos médios são de 5.6% e 5% respectivamente, para o mês de Novembro, sendo este o mês onde, tendencialmente, os ganhos médios são maiores. Estes dados são ainda consistentes com a informação retirada do gráfico da variação da cotação mensal nos últimos 30 anos. Os dados mostram ainda que os ganhos do mês de Novembro, para além de serem, por norma, os melhores do ano, estão acima dos restantes meses por uma larga margem.

Depois o mês de Novembro, os dados dos últimos 10 anos indicam-nos que o mês de Setembro é o segundo melhor mês com uma performance média de 2.6%, seguido do mês de Agosto e do mês de Janeiro com performances, de 2.3% e 2.2%, respectivamente.

Cotação do Ouro - gráfico histórico mensal

Gráfico 1 – Cotação sazonal do ouro por mês nos últimos 30 anos – (Fonte- Seasonal Charts)

Se considerarmos os dados médios dos últimos 5 anos, o mês de Novembro continua a ser o que tem a melhor performance com uma valorização média de 5.6%, mas o segundo lugar é ocupado pelo mês de Fevereiro com um retorno médio de 3.7%, seguido dos meses de Setembro e Janeiro com valorizações médias na cotação do ouro de 3% e 2.2% respectivamente.

Tabela 1 – Cotação sazonal do ouro por mês para os últimos 10 e 5 anos (Fonte- Bloomberg)

Resumindo, nos últimos anos o melhor mês para a valorização do ouro é, em média e indiscutivelmente, o mês de Novembro. Os outros meses com potencial para uma boa valorização do valor do ouro, variam consoante se considera os 10 últimos anos ou os 5 últimos, mas podemos considerar boas apostas, os meses de Setembro, Janeiro e Fevereiro. Obviamente que estes não serão os meses ideais para comprar mas sim para vender o seu ouro. Por outro lado os meses de quebras são os melhores meses para comprar ouro. Nesse caso os melhores meses para ir às compras serão o Março, o Junho e o Outubro com as maiores correções médias mensais.

Cotação do Ouro em Novembro – Curiosidade Histórica

Existe uma interessante curiosidade histórica na cotação do ouro que não consegui deixar de partilhar convosco. Quer nos dados a 10 anos, quer nos dados a 5 anos, o melhor mês de sempre foi o mês de Novembro de 2008 com um ganho mensal de 12.9%. Este foi o mês da primeira vitória nas eleições presidenciais de Barak Obama.

Consegue ver alguma semelhança com o que se pode passar em Novembro de 2012? Será que a história se vai repetir? Será que no futuro, vamos conseguir verificar que os dados históricos da cotação do ouro comprovaram esta teoria?

Deixo-lhe apenas alguns dados preliminares: Barak Obama ganhou as eleições na última madrugada (dia 6 de Outubro de 2012) e a cotação do ouro já chegou a cotar nos 1730 dólares, o que representa uma subida imediata de 2% no valor do ouro e 3% na cotação prata. Será isto um sinal?

Deixemos para o final do mês a análise desta curiosidade histórica.

Como diria Mark Twain,”a história não se repete mas rima!”

Incoming search terms:

  • variação do ouro nos ultimos 5 anos
  • tabela de cotação do ouro
  • graficos cotaçao do ouro

Tags: ,

Category: Análises, Geral, Previsões

Leave a Reply

*


3 + = eight

Facebook

Get the Facebook Likebox Slider Pro for WordPress