Os Novos Estimulos e a Cotação do Ouro

| Setembro 26, 2012 | 0 Comments

Recentemente, tanto a Reserva Federal Norte Americana, com o Banco Central Europeu vieram anunciar os seus mais recentes pacotes de estímulos às suas respectivas economias.

Começando pelo anúncio do FED…

No decorrer das últimas semanas, Bem Bernanke, presidente do FED veio confirmar o que já se esperava- mais uma ronda da já famosa “flexibilização quantitativa”, também conhecida por QE3, conjuntamente com a promessa de manter as taxas de juro de referência a níveis historicamente baixos durante os próximos 3 anos.

Esta medida assenta numa estratégia do FED de criar dinheiro papel para estimular a economia, que segundo o seu presidente, desta vez não terá limites. Na prática, Bem Bernanke veio dizer que irá imprimir dinheiro até ao infinito se isso for necessário. Recordem os leitores que isto tem consequências, nomeadamente na diluição do valor das moedas correntes. Esta diluição manifesta-se sempre sob a forma de inflação ou em cenários mais dramáticos como hiperinflação. Olhando para a história monetária, este fenómeno não é novo e, pelos vistos, irá voltar a acontecer com potenciais efeitos colaterais, para todos nós, devastadores.

Acabando no Anúncio do BCE…

Depois de assistir aos últimos desenvolvimentos na conjuntura económica da Europa, o presidente do BCE veio anunciar que irá comprar, de forma ilimitada, divida soberana dos países em dificuldades. Segundo eles, esta compra será feita sempre no mercado secundário.

Foi ainda acrescentado que isto será feito sempre que um estado o solicite formalmente desde que se sujeite às medidas de ajustamento.

Se bem entendo, temos dois dos maiores bancos centrais do mundo a informar-nos que irão injetar quantidades ilimitadas de dinheiro na economia.

Infelizmente, como já foi referido anteriormente, a história diz-nos que o preço a pagar por este tipo de medidas é muito alto.

Com tudo isto, acreditamos que a inflação nos próximos tempos se acentue e que, inevitavelmente, a cotação do ouro aumente, também ela ilimitadamente, obviamente dentro dos mesmos limites previstos, quer pelo FED e pelo BCE.

Com tudo isto, já estou a ver os bancos centrais e muitos investidores a compra de ouro nas próximas semanas.

Tags: , ,

Category: Geral

Leave a Reply

*


two + = 11

Facebook

Get the Facebook Likebox Slider Pro for WordPress